21.4.09

Macarons: 1ª tentativa!!

Lendo um posto do blog da Ana Elisa, o La Cucinetta, lembrei da 
minha tentativa de fazer macarons mas que não deu  muito
certo no ano passado.  Acho que já passou um pouco o trauma
e preciso refazer. Mas antes de refazer, segue o post que tinha
publicado no meu outro blog, o
Pavé Francês.


Um dos momentos mais mágicos da minha última viagem aconteceu ao comer um simples macaron¹ da Ladurée².

¹ Macaron é um doce absurdamente perfeito feito com amêndoas e vendido em diversas cores e sabores.

² Ladurée é a pâtisserie que inventou os macarons modernos em 1862. Tudo é tão histórico e gostoso que ela foi responsável por fazer todos os doces do filme Maria Antonieta, da Sofia Coppola.

Já havia comido alguns aqui em São Paulo, mas comer um lá foi uma sensação única, talvez pelo fato de ter ficado quase 2 horas na fila para comprar...

Como eu amo cozinhar, resolvi tentar fazê-los em casa. Os mais famosos Macarons de São Paulo é feito pela pâtisserie Douce France da Alameda Jaú. Fui atrás da receita:

Massa:

280 gramas de açúcar de confeiteiro
160 gramas de farinha de amêndoas
130 gramas de clara de ovos
30 gramas de açúcar comum

 

Ok. Fácil. Só faltava a farinha de amêndoa. Não achei no Carrefour, nem no Pão de Acúcar. Não estava afim de ir até o mercadão... Resolvi fazer em casa: Comprei 200 gramas de amêndoas, tirei a pele, triturei até ficar bem fininha...


Nos macarons, tudo é muito delicado. Você não pode bater de mais ou bater de menos senão sai tudo errado.

Peguei várias dicas, tudo para não sair errado. Misturei a farinha de amêndoas junto com o açúcar de confeiteiro, peneirei diversas vezes... Fazer a farinha de amêndoa ficar fininha foi mega difícil. Triturava, secava no forno, triturava mais, secava, triturava...

E voilá! Eis a farinha fininha!

Próxima etapa era bater as claras em neve até ficarem bem firmes. E depois misturar com o açúcar comum...



Quando as claras estivessem em ponto de pico, era hora de misturar as amêndoas com o açúcar de confeiteiro.

 

 

A parte mais delicada. Tudo tinha que ser devagar e bater na medida certa. Se batesse muito, o macaron não cresceria. Se batesse pouco, racharia.


Feito isso, um saco de confeitar serviu para fazer rodelas de 3cm em cima do papel-manteiga.

 


Deixei descansar por 1 hora, até a massa formar uma pequena película em cima. Coloquei no forno por 10 minutos, mas nessa hora percebi que meu forno não presta... Enfim... Depois de uma longa tarde tentando fazer meus macarons, sem cor e sem nenhum luxo eis que ele nasce...

Não deu nada certo. Ele não ficou muito bom... Quer dizer, o gosto sim, mas ficou longe da consistência que faz a gente chorar quando morde um macaron!  Fora que meu forno fez ele queimar um pouco nas laterais, rachou... Uma pena...

Essa foi minha primeira tentativa de fazer macarons. Não desistirei. Peguei uma receita com farinha de castanha de cajú e um modo de preparo meio diferente. Vamos ver se dá certo. Só espero passar esse trauma... hahahaha

Agora eu entendo porque custa caríssimo e na Laduréé existem filas enormes para comprar...

Ah, a Ladurée fica na rue Royale, 16.
Pertinho da Igreja Madeleine em Paris.

Marcadores: , , ,

85 Comments:

Blogger Rubens Torres said...

Essa eu nem me atrevo...rzz
Se o teu forno não presta, vc não faz ideia do meu... é assustador hehehe
Mas fiquei imaginando a Ana Maria passando a receita e falando que se não tiver farinha de amêndoa pode substituir com farinha de mandioca ou de pão ou, melhor ainda, com amendoim triturado...rzz
T+

22 de abril de 2009 às 02:31  
Blogger Ana Elisa Granziera said...

Há! Bom saber que não é só comigo! Hehehe... Pelo que a gente vê de blogueiro publicando foto e receita de macarons perfeitos na net, a gente fica se achando incompetente quando os nossos viram suspiro... Olhando esse tutorial, no entanto, (http://www.dessertsmag.com/index.php?option=com_content&view=article&id=459:step-by-step-french-macaron&catid=1:dessert-of-the-day&Itemid=115) que eu só descobri depois do meu desastre, não parece tão difícil. Vou tentar de novo logo logo... assim que tiver claras dando sopa...

Bjos

22 de abril de 2009 às 05:30  
Blogger Carolina Andrade said...

Oi. Normalmente as primeiras tentaivas de se fazer macarons são um desastre. Tive aula de macarons com Fabrice Lenud opastisserie da Douce France que fez parecer que fazer macarons era como cozinhar miojo. Mas que nada, meus primeiros ficaram um desastre. Posse falar? Boa técnica é fundamental mas a prática leva a perfeição. Adorei o cantinho. Grande beijo

23 de abril de 2009 às 11:33  
Blogger Auki said...

Ana, gostei do tutorial... hahaah vou tentar tb um dia!! ;P

Carol, um dia ainda vou fazer tanto macaron, que vou abrir uma macaroneria! hahaha

Bjossssssssss

23 de abril de 2009 às 14:33  
Anonymous Ana Paula said...

Olha, eu tmbém já me bati muito para fazer macarons. Depois de milhares de tentativas, finalmente peguei o jeito e faço para eventos, casamentos, presentes....
Pelo que percebi na foto, o seu forno estava muito quente. Eu uso forno a 180C, asso por 10 minutos, então abro o forno, giro a assadeira e asso por mais 10minutos.
Outra dica é usar as costas da assadeira, dentro de outra assadeira, deu para entender?
Se quiser entrar em contato comigo, meu emai é anaignelzi@hotmail.com
E continue tentando, pois a sensação quando eles dão certo é indescritível!!

Bjs

13 de maio de 2009 às 23:44  
Blogger Paula Rollemberg said...

Olá Michel! Como vou me casar daqui 13 dias e amo cozinha, em especial os doces, tentei fazer os macarons.
E vou te dizer, se o amor e o desafio não fossem tão instigantes eu tb desistiria pelo trauma.kkk. Mas como nunca comi um macaron e apenas tentei pelo que me passaram, agora tenho que tentar, tentar e tentar. A ´´perfeição´´ só chega com a insistência em praticar. Mas fiquei feliz em saber que ele é um doce que dá trabalho mesmo, pq me senti um pouco triste.:(
Veja no meu orkut como eles ficaram.http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=7467783019393227423&pid=1242094162823&aid=1242068449$pid=1242094162823
Abraços e parabéns pelo Blog, adorei!

18 de maio de 2009 às 08:20  
Blogger SAIKO DELÍCIAS said...

Olá Michel!
Testei a receita de macaron 5 vezes e todas foram frustradas! Testei dois tipos de receita, mas não acertei o ponto ainda! Já aconteceu de tudo, racharam, assaram demais, de menos, enfim, continuo tentando! Pego umas dicas aqui, ali, mas uma hora eu acerto!
Parabéns pelo blog!

29 de maio de 2009 às 11:13  
Blogger Rubens Torres said...

Nossa, fazer macarons parece ser um desafio e tanto.
Um dia encaro tbém, até zoterei o tutorial da Ana e mais algumas receitas que encontrei. O difícil será achar a farinha, talvez tenha q fazer como o Auki fez.
A Paula tá escondendo o jogo...rzz os dela ficaram lindos!!!

7 de junho de 2009 às 12:36  
Anonymous Flavia Pantoja said...

Oi Michel,
Encontrei teu blog por acaso e nao resisti em comentar essa receita. Os macarons sao considerados a "poule aux oeufs d'or" das patisseries na França. Isso porque é disparado o que dá mais dinheiro. Afinal, um doce do tamanho de uma moeda pode custar ate 2 euros (Pierre Hermé)...Mas enfim, queria te passar algumas dicas que aprendi no curso que fiz com o Pierre Hermé em Paris:
- o inimigo numero 1 do macaron é a humidade. Portanto, no brasil temos que tomar ainda + cuidado.
- Só use açucar de confeiteiro, nada de açucar normal
- as claras tem que estar VELHAS de pelo menos 4 dias, para liquidificar a albumina presente nelas
- por conta da nossa humidade, temos que "cozinhar" as claras um pouco com uma calda de agua com açucar cozida a 117 graus. Isso vai estabilizar as claras.
- a farinha de amendoas, se estiver umida demais, tem que ser levada ao forno para secar um pouco, senao acrecenta a tal umidade que mata o macaron.

Isso sao algumas dicas e mesmo assim, é dificil !! Se te interessar, posso te passar a receita dele!
Um abraço,
Flavia

17 de junho de 2009 às 12:02  
Blogger Unknown said...

Olá, eu fiz esta receita de macarron, só que na minha cidade não tinha farinha de amendoas, então emprovisei com farinha de castanha de caju. E passe aqui pra dizer, que deu certo (: Só que a 1ª porção não ficou tão bem cozida quandto a segunda.

Parabéns

2 de setembro de 2009 às 09:09  
Anonymous Ana Julya da Costa said...

Meuuu Deusss.....! Estou com medo agora.... estava na internet procurando aonde se vende esta porcaria de farinha de amendoas...e encontro este blog que me faz sentir medo de tentar fazer........heheheh
Vou procurar um curso antes de tentar.......que medo!

2 de fevereiro de 2010 às 20:46  
Anonymous Mluiza Gomes said...

Ai, eu já tentei milhares de vezes, já gastei o dinheiro que não tinha tentando fazer essa m... Mas sou persistente e não desisto vou continuar tentando até morrer. A única receita que deu certo comigo foi a da Chef Nini (está no You tube) ou no site www.chefnini.com, mas a quantidade é muito pouca se eu tiver que fazer uns 500, vou ter que começar um mês antes. Comprei até um forno Turbo e nada. Somente uma, uma uniquinha vez eles sairam mais ou menos com aquele pezinho. aff. Tenho ódio e AMO macarons o dia que eu conseguir fazer não falo nem o nome disso mais nunca. É só de birra que vou continuar. pois se não vou ficar traumatizada e me achando um lixo dos lixos que não dá conta de fazer uma m.. dessas.Se um dia eu descobrir o verdadeiro segredo essa m... eu juro que conto tim tim por tim tim pra todo mundo.

17 de fevereiro de 2010 às 10:49  
Anonymous Rozângela Spinelli said...

Olá! Eu e a minha sócia Guaraci, ficamos praticamente 1 ano testando receitas de Macarons,até que... voilá!!! conseguimos chegar naquela, que para nós duas e na opinião de várias pessoas, é a melhor!!! Já estamos aceitando encomendas pra vários eventos e, em quase 99% das degustações feitas, somos contratadas para fazer esses marailhosos doces!!!
E sabem de uma coisa, é o nosso melhor momento quando estamos fazendo os Macarons!!!
Bjs, a todos
!!

11 de março de 2010 às 02:02  
Anonymous Anônimo said...

Eu ja testei varias receitas de macaron e a melhor eh a da Flavia Pantoja que fez aula com o Herme.
voce realmente tem que deixar as claras descansarem de 3 a 4 dias numa tijela aberta em um lugar arejado. a receita que deu certo pra mim eh muito parecida com a da Flavia , eu achei no site de um australiano, ele ensina passo a passo com fotografias, o link eh http://www.syrupandtang.com/200712/la-macaronicite-1-an-introduction-to-the-macaron/
ele da dicas de varios recheios. Eu consegui atingir a quase perfeicao na quinta tentativa.
depois de colocar na forma eu deixo os macarons descancarem por pelo menos 2 horas. Se voce seguir passo a passo vai dar certo.

17 de abril de 2010 às 05:57  
Blogger Petit Artiste said...

Procura aqui, procura ali, cheguei no seu post. Li todo o post. Senti sua frustração e fiquei desestimulada. Este negócio do ponto certo, do forno certo, do tudo certo, para os macarons é tão sério assim? Parece até propaganda para se aceitar o preço caro destes. Sei lá. De qualquer forma obrigada por compartilhar. E nossa, fiquei mal impressionada com os erros de portugues de alguns que comentaram: umidade com h antes do u, improvisei com e ao invés de i.

15 de junho de 2010 às 17:37  
Blogger Preciada said...

Oi
Vivo procurando receitas e tecnicas para acertar o macarron. Foi assim que encontrei o seu blog e adorei.Li que a Flavia Pantoja se ofereceu para passar a receita do Laduree. Adoraria se você me mandasse essa receita ou o e-mail dela.Fico triste de estragar tanto material em tentativas frustradas. HELP ME PLEASE

23 de julho de 2010 às 13:36  
Blogger Preciada said...

Oi
Vivo procurando receitas e tecnicas para acertar o macarron. Foi assim que encontrei o seu blog e adorei.Li que a Flavia Pantoja se ofereceu para passar a receita do Laduree. Adoraria se você me mandasse essa receita ou o e-mail dela.Fico triste de estragar tanto material em tentativas frustradas. HELP ME PLEASE

23 de julho de 2010 às 13:36  
Blogger Isabela graton said...

Oi hoje eu tentei fazer esses macarons pela primeira vez e foi UM DESASTRE TOTAL é sério, ficou uma papa verde musgo horrível e eu joguei tudo no lixo, os meus nem foram pro forno haha
Tipo eu acho que eu devia ter peneirado mais a farinha e não usado corante azul, pq depois eu juntei a farinha e ficou um verde escuro bem feio, também como eu coloquei no microodas a clara cozinhou aí a minha neve não ficou boa, depois eu tentei usar um saco plástico como saco de confeiteiro e deu tudo errado, joguei tudo no lixo! Ai eu acabei gastando um monte de ingredientes, mas não vou desistir!! Amanhã vou tentar de novo, e depois de novo, de novo até acertar :) agora já sei onde eu errei, então vou tentar acertar!
Ah e eu encontrei essa farinha de amendoas em uma casa de especiarias aqui na minha cidade mas qualquer coisa é só comprar as amendoas e fazer você mesmo a farinha! Boa sorte pra todo mundo! bjs

7 de setembro de 2010 às 07:07  
Blogger Isabela graton said...

Oi hoje eu fiz a segunda tentativa de fazer esses macarons, e dessa vez eles foram pro forno, mas não ficaram bons também! Eles ficaram mais parecendo cookies pq já que a massa tava tão mole eu coloquei farinha de trigo pra ficar mais dura, mas daí nao ficou parecendo um macaron, depois eu fiz o recheio de ganache, mas nao sei se deu muito certo...mas de qualquer jeito foi muito melhor do que ontem, vou continuar tentando até conseguir fazer um macaron bom!
PS: não usei nenhum corante dessa vez então eles só ficaram marrons por causa do chocolate

8 de setembro de 2010 às 07:27  
Blogger Auki said...

haha Isabela... que saga!!!

Tira fotos e me mandaaa!! hahaah

bjossssss

8 de setembro de 2010 às 12:42  
Anonymous Andréa Amaral said...

Pessoal,

Para quem não encontrou a farinha de amêndoas, eu encontrei no Mercadão da Lapa, box 104! =)

12 de outubro de 2010 às 11:20  
Blogger Sophia said...

Olá:
vou casar ano que vem e quero fazer os macarons para o meu casamento, você(s) poderia(m) me passar receitas disponíveis? Se alguém tiver a receita da Laudure ou do Herme me passem por favor!!

Obrigada

Sophia

2 de novembro de 2010 às 10:23  
Anonymous Paula said...

alguém ja comeu os macarons da Folie? são simplesmente deliciosos... os sabores, a textura... o preço não é dos mais baratos, mas para quem gosta, vale cada centavo!
aí vai a dica: o de lichia com rosas, limão com flor de sal e baunilha com limão siciliano!

5 de novembro de 2010 às 02:28  
Blogger Deise Macedo said...

Pessoal, Pra quem mora no Rio, podem encontrar farnha de amêndoa e farinha de castanha nas Casas Pedro. No Centro da Cidade tem várias lojas. Também estou na saga dos macarons... quero tentar, mas estou com medo

12 de novembro de 2010 às 00:31  
Anonymous Goldencocotte said...

Ola,
Adorei o blog! Eu moro em Paris e sou patissiere,trabalho na Grande Epicerie du Bon Marché, faço macarons quase todos os dias e poço te dar uma receita exata, mas tera que seguir tudinho passo a passo. Faser macaron é facil, mas tem etapas que tem que serem respeitadas, a temperatura do forno tb é super importante.
Quem quiser a receita posso mandar por email.
Abraço a todos
Goldencocotte

13 de novembro de 2010 às 07:40  
Blogger Preciada said...

Olá Goldencotte

Adoraria se você pudesse mandar a receita dos macarrons. Já fiz vários cursos e depois de muitas tentativas e desperdicio de material, estou acertando. Mas sempre quero aprender mais para poder ter melhores resultados.
Desde já
MUITO OBRIGADO

13 de novembro de 2010 às 08:31  
Anonymous goldencocotte said...

INGREDIENTS:
(Pour environ 90 macarons)
200g de poudre d'amandes
200 g de sucre glace
50 ml d'eau
200 g de sucre semoule
75 g de blancs d'oeufs X 2 (au total 150 g )
Réaliser les coques de macarons:
Verser la poudre d'amandes et le sucre glace dans la cuve du mixer.Faire tourner environ 10 minutes afin d'affiner le "tant pour tant".Tamiser ensuite ce mélange dans un tamis assez fin.
Réserver.
Dans une casserole à fond épais,mélanger le sucre et l'eau,puis faire chauffer.Plonger le thermomètre dans le sirop pour controler sa température.Elle doit atteindre 118°C.
Pendant ce temps,monter 75 g de blancs d'oeufs en neige ferme.Surveiller le thermomètre, quand il indique 114°C ,faire tourner le batteur à pleine vitesse.
Dés que le thermomètre indique 118°C,retirer la casserole du feu,baisser la vitesse du batteur(vitesse moyenne),et verser petit à petit le sucre cuit sur les blancs montés,
en prenant soin de le faire couler sur les bords du bol afin d'éviter toute projection de sucre.
Quand tout le sirop est versé,faire tourner de nouveau le batteur à pleine vitesse pour refroidir la meringue italienne(environ 40°C).Ajouter à ce moment là l'arôme ou le colorant)
Arrêter le batteur quand la meringue est bien lisse,brillante et assez consistante,dite au "bec d'oiseau",car elle forme un léger bec au bout du fouet.
Pendant ce temps,verser les 75 g de blancs d'oeufs restants sur le tant pour tant et mélanger à l'aide d'une spatule rigide:on doit obtenir une sorte de pâte d'amandes assez épaisse.
Incorporer une partie de la meringue dans le mélange sucre glace,poudre d'amandes,blancs d'oeufs afin de détendre le tout.Ajouter le restant de meringue et macaronner.
Sur du papier cuisson, et à l'aide d'une poche à douille (douille 8 mm),faire des petits tas. Taper légérement la plaque sur le plan de travail pour égaliser la surface des macarons.
Laisser croûter au moins 30 minutes. En touchant les coques du doigt, le doigt doit rester propre.
Enfourner 16 minutes à 150°C en prenant soin de superposer la plaque des macarons sur une autre plaque vide !!
Laisser complétement refroidir les coques avant de les garnir de la ganache,à l'aide d'une poche à douille (douille 5 mm). Fermer ensuite chaque macaron avec une coque sans ganache.
Laisser ensuite durcir les macarons au réfrigérateur pendant 60 minutes avant de les déguster. Pour les conserver, on peut les mettre dans une boîte hermétique .


Se tiver alguma dificuldade de tradução posso ajudar, mas nao tenho tempo de traduzir tudo.
Posso mandar fotos por mail.

Algumas dicas:
Pesar TODOS os ingredientes antes de começar
Bater a amêndoa em po com o açúcar( aquele bem fininho que parece uma farinha, nao sei o nem em português )
Passar em uma peneira finja et depois misturar 75g de clara de ovo
pesar a clara de ovo em recipientes separados 75G + 75G
verificar bem direitinho a temperatura do açúcar nao pode passar de 118°!!!!!
Colocar o açúcar quando a clara ( os outros 75G ) ja estiver bem montada e so parar de bater quando o recipiente esfriar em media 40°( se chama Meringue Italiana )
Colocar a cor desejada na clara batida com açúcar ( meringue Italienne )
Misturar DELICADAMENTE a meringue com o po de amêndoa e o açúcar (aquele beeemmm fininho que parece uma farinha, nao sei o nome em português )
Depois é so colocar em um saco de confeitar com um bico n° 8 liso
Deixar secar durante 30mn antes de colocar no forno, pra saber se esta na ok vc encosta o seu dedo e o dedo nao deve sujar.
Coloque no forno quente 150° durante 16mn ( nem um a mais e nem um a menos! )
deixe esfriar antes de tirar da forma.
Atenção:
Forma coberta com papel de forno ( aquele branco, nao sei como se chama em português...)
a forma tem que ser bem rígida.

Desculpe os erros ortográficos, meu português é uma meleca!
Abraços e boa sorte!
Se quiser posso mandar fotos por mail.

Goldencocotte

14 de novembro de 2010 às 02:02  
Blogger Auki said...

Hey Goldencocotte...

Me passa seu email? ou manda um email pra mim? michel.auki@gmail.com

quero te perguntar uma coisa...

Abração e valeu pela receita...

Michel Auki

15 de novembro de 2010 às 20:23  
Anonymous Anônimo said...

Ola pessal!
Vou mandar a receita do macarron par quem quiser, mas so mando por mail, ok?
Abraços
Goldecocotte

16 de novembro de 2010 às 04:51  
Anonymous goldencocotte said...

Correçao:
Acabi de ver que meu post gigante do dia 13 passou , que bom! Mas as fotos nao passaram.. MAndo por mail
Abraços
Meu mail
alemontagne@hotmail.com

16 de novembro de 2010 às 04:54  
Anonymous Luiza said...

Olá à todos..

Também estou à procura de receitas para fazer os pelo visto tão dificeis Macarons..

Ainda n fiz minha primeira tentativa, mas estou bem otimista com essa receita da Goldencocotte. Alguem já fez? Consguiram?
Eu ja mandei um email pra ela.. estou esperando esperançosa..

bj à todoas

17 de novembro de 2010 às 07:58  
Anonymous goldencocotte said...

Ola pessoal,
Vejo que os macarons estão fazendo sucesso ai no Brasil! Essa receita é otima, mas tem que ser seguida rigorosamente. Os macarons podem ser congelados, e depois descongelar na geladeira, nunca deixe um macaron descongelar em temperatura ambiente.

RECEITA:
200 grs de amendoa em po
200grs de açúcar de confeiteiro
50ml de agua
200grs de açúcar cristal
75grs de clara de ovo X2 total 150grs

Deixar a clara de ovo uns 3 dias na geladeira antes de fasero os macarons

IMPORTANTE!!!!!
Deixar a massa de macarons repousar entre 24 et 72H antes de usar, o resultado é bem melhor.

Pra faser Macarons de Chocolate, em vez de colocar a cor marron , coloque 180 gramas de açucar de confeteiro( ehhe aprendi como se chama em portugues ) et 180 gramas de d'amendoaem Po et 40 gramas de chocolate em po 80% minimun de cacao.
La no meu trabalho a gente faz uma " ganache" de chocolate com maracujá que fica muito boa!
depois dou a receita se alguém se interessar.
Abraços
Goldencocotte

PS: Se seguirem tudo direitinho, nao tem como errar!
Quero fotos, eihnnn!

17 de novembro de 2010 às 08:29  
Blogger Beth Quintella said...

Ai... tô até com medo de tentar....

30 de novembro de 2010 às 22:47  
Blogger Narjara said...

Gostaria de saber a receita da Flavia Pantoja e as dicas se possível, pode me mandar por e-mail? narjsimpson@hotmail.com
To sofrendo com as tentativas! hehe

7 de dezembro de 2010 às 14:37  
Anonymous Alessandra said...

Gente, olhem esse site! ele é otimo e o Bernard é Brasileiro!!!
Disse atte qua vai tradusir a receita dos macarons, yes!!

http://lesrecettesdebernard.blogspot.com/2010/02/les-macarons-base-sans-garniture.html

Boa sorte
Bye

15 de dezembro de 2010 às 05:23  
Anonymous Fabrício said...

Alguém obteve sucesso com alguma das receitas mostradas ou indicadas neste blog? Também estou na luta pelo macaron perfeito! Se alguém pude renviar uma boa receita, que tenha dado certo, agradeço.

fabriciozerves@uol.com.br

Abraços e Feliz 2011

4 de janeiro de 2011 às 04:16  
Anonymous Anônimo said...

olha, neste vídeo a moça mostra o resultado dos macarons "faites maison" - ou seja: caseiros...

http://www.youtube.com/watch?v=hb4gz9w8erM&feature=channel

bjs. e boa sorte!

7 de janeiro de 2011 às 00:33  
Blogger dani menezes said...

Adorei o blog. Acredito que na confeitaria, por mais que saibamos a técnica, temos que praticar muito até chegar ao resultado esperado. Gostaria de fazer macarons com a crosta fininha e crocante e em baixo um pouco mais molhadinho. Ainda não consegui. Cheguei de Paris há duas semanas e ainda sinto o gostinho delicioso e harmonioso do macaron da La Durée. Achei o Macaron do Hermé muito doce. Estou fazendo uma cozinha em casa, para revender meus doces. Gostaria de entrar em contato com goldencocotte. Por favor, se possível, me informe seu e-amil.
abç
Danielle

25 de janeiro de 2011 às 03:39  
Anonymous goldencocotte said...

Salut Danielle,
Meu mail é: alemontagne@hotmail.com

29 de janeiro de 2011 às 02:08  
Blogger silvinha said...

Ola sou nova aqui,muito prazer a todos meu nome e silvia nakamura ,moro no japao e tbem estou a procura dos mais desejados doces de todos os tempos,os famosos macarons .Ja fiz cursos de confeitaria japonesa mas nao aprendi os doces FRANCES,gostaria de compartilhar com vcs todas as duvidas e curiosidades sobre esses doces.Tentei fazer varias vezes acho que ja fiz umas dez ,receitas mas acreditem nao chega nem perto dos macarons Frances.Ja agradecendo a Goldencocotte pela receita e dicas .Vou tentar fazer mas,como tenho duvidas queria entrar em contato com ela meu email silviaskyblue@ hotmail.com
bjos aguardo noticias.

1 de fevereiro de 2011 às 01:43  
Anonymous Anônimo said...

Fiz os meus mas na hora que estavam no forno eles esparramaram, será que e o forno. Ficaram ocos!! Alguém uma receita melhor!!!

24 de março de 2011 às 05:33  
Anonymous Anônimo said...

Coloca açucar em calda!

3 de abril de 2011 às 08:14  
Anonymous Caio said...

Achei seu blog por acaso. Procurava a farinha de amêndoas pra comprar porque nessa roça onde moro meio difícil, mas gostei bastante do texto e tem boas dicas pra fazer agora :D

26 de abril de 2011 às 08:26  
Anonymous Mariana. said...

Parece meio impossível achar essa 'farinha de amêndoas'. Alguma dica do que posso substituir? Quem quiser me ajudar com algumas dicas me adiciona no msn: marianaguimaraes24@hotmail.com

26 de abril de 2011 às 11:06  
Anonymous Caio (O mesmo de cima) said...

Me fudi lindamente. Comprei a farinha no mercado central de BH(não sou de bh), fui bater no liquidificador para deixar mais fina e ela virou uma pasta HAHAHAHAHA

1 de maio de 2011 às 04:33  
Anonymous Anônimo said...

Os meus macarons ficam iguais aos seus ,sem aquela sainha crocante embaixo ,ja fiz duas vez,soh que da segunda resolvi tingir a massa haha não façam isso!!! o bom é q pela massa ser de amendoas ela fica boa de qualquer jeito.

4 de junho de 2011 às 11:53  
Blogger Sonia Zókix said...

Vcs alegraram o meu domingo,dei muita risada, eu tb fiz uma(1) vez os benditos e ficou horroroso mas com sabor muito bom e comi tudo.
Mas é tentando que chegaremos lá.
Boa sorte á todos e paciência.

27 de junho de 2011 às 09:26  
Anonymous Anônimo said...

vou salvar vcs ,ok.rsrsrsr
Sou doceira e meu ponto forte é o bem-casado,que afinal não é nada facil de fazer tbm.Ledo os desesperos de vcs, ai vai uma receita infalível.

Macarons Maravilhosos
recheio
300gr de chocolate meio amargo picado
1 lata creme de leite com soro
derreta no microondas até obter um creme homogênio.Reserve para esfriar

Massa:
2 xicaras de chá de açucar de confeiteiro
2 e 1/2 xicara de chá de farinha de amendoas
2 claras grandes
1 xicara e 1/2 de açucar refinado
1/2 xicara de cha de agua
2 claras grandes batidas em neve firme

modo de fazer
misture a farinha de amendoas e o açucar de confeiteiro com as claras não batidas.
misture até obter uma massa
Ferva o acucar com a agua até obter uma calda em ponto de frio,despeje nas claras em neve batendo na batedeira sem parar.Misture partes pequenas da massa reservada até envolver tudo,delicadadamente.Faça picos de 3,5 cm na assadeira com papel manteiga untado,reserve por 15 minutos e asse em forno pre´aquecido 180 graus sem deixar dourar.una com o creme de chocolate e saborei.
Se quiser colorir é só adcionar o corante na massa de farinha,antes da clara em neve.Dúvidas?elainesantossilva2010@hotmail.com

2 de julho de 2011 às 03:40  
Anonymous Anônimo said...

Ai que bom que estamos juntos nessa saga do macaron. Gente, testei 2 receitas diferentes e as duas, após "pronto" ficaram assim: derreteram e viraram uma coisa só, em ambas as receitas formou uma placa fina de açucar e amendoas. Nem o livro Confeitaria Profissional do Senac me ajudou. E olha, eu faço doces que todos dizem ser maravilhosos, só os macarons que não sai. Ah, tem um cara vendendo farinha de amêndoas boa a 45 reais no mercado livre, comprei dele. Achei engraçado o comentário sobre fazer a preparação do macaron parecer preparação de miojo, kkkkk.Ah, e grudou tudo no papel manteiga untado. Estou achando que esses macaroneiros estão escondendo o jogo da gente hein. Quando eu acertar eu volto aqui no seu blog e vejo se vc também acertou hehehe. Viviane

29 de julho de 2011 às 09:22  
Blogger Viv Alves said...

Os primeiros são difíceis mesmo, o macaron é delicado, mas é fácil de fazer sim, siga uma receita, adquira bastante prática e quando perceber já estará colocando sua personalidade nos macarons. Vou ver se coloco no Blog Vians Doces um passo a passo de Macaron porque eu só acertei depois de ver alguém fazendo. Dica: ao seguir uma receita, utilize metade do indicado de cada item, assim se der errado, jogará fora só a metade.

29 de julho de 2011 às 23:52  
Blogger Performance Vídeo Produções said...

Olá...
TB sou apaixonado por Macaron...
Não é facil não em!!!
Tb gastei muito material até acertar a mão...
Vou te passar algumas dicas.
A minha receita é do meu chef Francês Alain Ducasse.
210 de claras
450 de glaçucar
250 de Amêndoas em pó
50 de açucar refinado.
Sempre q for fazer, separe as claras e deixe descansar na geladeira de 2 a 3 dias...
bata ela em temperatura ambiente, e coloque as 50gr de açucar aos poucos... começou a crescer vc coloca 1/3 do açucar... bata ela por uns 20 minutos até q ela fique bem firme... a Farinha não precisa ser peneirada varias vezes não... só n pode estar muito humida .... misture com cuidado....
o resto vc ja sabe... neh?
Coloque no forno a 150° quando vc perceber q formou a borda porosa, fica de olho pra n pegar cor... abaixe o forno no minimo possivel... se n tiver uma temperatura menor, deixe a porta semi-aberta...
Assim q vc tirar do forno, coloque o papel em uma superfície húmida por uns 5 minutos para solta os macarons do papel manteiga.
Qualquer duvida me procura no FaceBook.
Pyther Dias
Abraços...

14 de setembro de 2011 às 16:39  
Anonymous ellen kanashiro said...

Olá, como faço para conseguir a receita da flavia pantoja? meu email ellenckanashiro@hotmail.com

15 de outubro de 2011 às 10:46  
Anonymous Mayra said...

Alguém testou as receitas dos comentários e pode dizer qual deu certo!? :) obrigada!

2 de novembro de 2011 às 00:14  
Blogger Coroa de diamante testes said...

Olá, gente, eu vi esse tutorial no youtube : http://www.youtube.com/watch?v=TNfOUPk5KSU
e está bem explicado =D

5 de dezembro de 2011 às 15:26  
Anonymous Anônimo said...

fiz à primeira vez, usando varias dicas de varios sites. saiu optimo.. mas já nao me lembro da receita!!!lol

31 de dezembro de 2011 às 03:00  
Anonymous Anônimo said...

Sinceramente eu não me lembro como cheguei até o site, principalmente por ser absolutamente leigo na arte culinária. Também não sei explicar o motivo de eu ter lido cada um dos cometários e a única que eu acho que ficou faltando nos posts foi um agradecimento especial ao Goldencotte que, além de postar sua receita, o fez traduzindo do francês para o português. Não vou me arriscar a tentar fazer um macaron, principalmente para não expor a vida dos meus vizinhos ao risco de uma explosão.

Legal, aguçou minha curiosidade, e, principalmente, meu desejo por um macaron.

Parabéns Goldencotte pela sua iniciativa e paciência. Espero que, no mínimo, tenham lhe enviado as fotos das tentativas de execução da sua receita como você havia pedido.

Abração em todos!

25 de janeiro de 2012 às 07:57  
Anonymous Simona said...

Ai gentein,sou tão gulosa que comi a caixinha de 16 macarrons da Maison Ladurée em 2 dias,ganhei o bello regalo do meu querido Antonie de Paris,disse que eram os melhores,tinha razão e agora vou me dirigir a Patisserie Douce France perto de casa para me saciar,vicios e pecados saborear macarrons com meu prosecco valdobiadenne foi um aiiiiii que absurdo e aiiiii que delicia !!!

19 de fevereiro de 2012 às 20:10  
Anonymous Anônimo said...

Gente,

Úmido e umidade é sem o H.

30 de julho de 2012 às 11:20  
Anonymous Tulio Cezar said...

Olá todos

cheguei no blog procurando onde comprar farinha de amêndoas em Bh
Adorei as dicas

Sou leigo no assunto, gosto de cozinhar mas nunca fiz nenhum curso e não sei nada de confeitaria, mas vou me atrever!!!

Alguém sabe de um curso legal de confeitaria em BH???

Obrigado

2 de agosto de 2012 às 04:49  
Anonymous Anônimo said...

Oii, pode me passar tambem? Email: thamilis_barbosa@hotmail.com

16 de agosto de 2012 às 11:32  
Anonymous Anônimo said...

Gente..todas receitas são boas, mas.......o forno TEM que ser eletrico ou profissa...o Brastemp simplesmente NÃO SERVE.....dá tudo errado!!!!

5 de novembro de 2012 às 21:28  
Anonymous Anônimo said...

Barbara_boechat@hotmail.com

Me manda?? Obrigada! Bjs

14 de janeiro de 2013 às 10:35  
Anonymous Anônimo said...

Pessoal, o que é açúcar Semoule? Onde encontro isso?

24 de abril de 2013 às 07:48  
Anonymous Anônimo said...

Pode me passar? Gileandro@hormail.com

25 de julho de 2013 às 11:50  
Blogger Mari & Bê said...

Olá Flávia

Vc poderia me passar a receita da qual vc falou?! Muito obrigada!!!
maryantunes@gmail.com

25 de agosto de 2013 às 05:59  
Anonymous Anônimo said...

A receitinha pelo amor de Deusssssssss boutiquedelicia@yahoo.com.br que Deus lhe pague

27 de fevereiro de 2014 às 17:42  
Anonymous Anônimo said...

Tb gostaria da receita obrigada
Js15@hotmail.com.br

3 de abril de 2014 às 08:30  
Anonymous Anônimo said...

Como o post é antigo, a pergunta é: Conseguiu??? Estou na mesma saga. Dizem que para a vida ser completa é preciso escrever um livro e plantar uma árvore, se eu conseguir fazer um macaron (quase) perfeito posso anular as outras obrigações, já estarei quite com a vida! rs

17 de maio de 2014 às 12:31  
Anonymous Anônimo said...

Gostaria da receita, por favor: ladyhifi@hotmail.com

20 de maio de 2014 às 04:49  
Anonymous Danielle Silva said...

To locuca pra fazer minhas tentativas, sem mesmo experimentar mas estou morrendo de medo.... Me passem uma receita legal...Sou aprendiz na cozinha (recém-casada)rsrs...Obrigada!!!daniellesilvagpi@hotmail.com

22 de junho de 2014 às 01:36  
Blogger Unknown said...

Oi tb quero essa receita por favor me passa. francy.f2@gmail.com.

23 de junho de 2014 às 01:10  
Blogger A Menina dos Doces said...

Olá Auki!
Moro no Porto, Portugal e por aq não é fácil encontrar macaron. Trabalho com salggados e doces brasileiros, para festas e eventos empresariais. Já estou há um tempo pesquisando receitas. Já testei duas: uma saiu de médio horrível para horrível. Rs. E tenho bastante prátca em doces. Ontem testei outra receita, mas durante a macarronage achei a massa muito consistente, mas fiquei com medo de mexer mais e depois ele não crescer. Deu ruim da mesma forma. Rs. Só que estes ficaram gostosos e comemos assim mesmo. Ficaram crocantes demais e ocos e o formato feio. Algumas coisas q acho q contribuiram para não dar certo: 1- a receita não dava a quantidade exata de claras em gramas e o peso da clara pode variar, uma vez que aqui encontramos ovos de vários tamanhos. 2 - a minha farinha estava um pouco grossa e já vi em vários blogues que ela tem que ser um pózinho mesmo. 3- meu forno é eletrico e isso ajuda. Mas é antigo e acho q o termostato não é confiável.
Em breve vou testar uma destas receitas aí que o pessoal postou e vou comprar um termômetro de forno, pois acho q o meu pode estar desregulado. Volto para dizer como foi.
Um abraço a todos.
Erika.

2 de julho de 2015 às 09:21  
Blogger Unknown said...

Me passa a receita, foquinhasp@hotmail.com
Desdebja agradeço.

12 de novembro de 2015 às 08:20  
Blogger Unknown said...

Obrigado

21 de novembro de 2015 às 13:47  
Blogger Unknown said...

Obrigado

21 de novembro de 2015 às 13:54  
Anonymous Anônimo said...

michael kors factory store
mont blanc pens
louis vuitton outlet
michael kors handbags clearance
nfl jerseys
michael kors outlet sale
mulberry outlet store
michael kors handbags
prada outlet online
ray ban outlet
michael kors factory outlet
michael kors factory outlet
nike air huarache
mcm backpack
nike mercurial
nhl jerseys
toms outlet
tiffany outlet
true religion outlet
cheap ray ban sunglasses
coach outlet online
oakley sunglasses
ralph lauren outlet
nike air force 1
michael kors handbags
jordan shoes
michael kors outlet store
louis vuitton handbags
louis vuitton outlet store
longchamp pliage
michael kors handbags
futbol baratas
ray ban sunglasses
cheap michael kors handbags
beats headphones
nba jerseys
20160411zhenhong

11 de abril de 2016 às 13:12  
Blogger Unknown said...

ray ban outlet
oakley sunglasses wholesale
kate spade outlet
valentino
cheap nfl jerseys
hermes outlet
nike running shoes
nike tn pas cher
armani outlet
versace sunglasses
michael kors handbags
cheap nfl jerseys
adidas shoes
nike huarache black
reebok shoes
christian louboutin shoes
stephen curry basketball shoes
louboutin pas cher
nike roshe run
fitflops outlet
polo ralph lauren men
adidas pure boost black
nike store uk
coach factory outlet
abercrombie & fitch
michael kors outlet online
jordans
nhl jerseys wholesale
coach outlet online
louboutin outlet
michael kors canada
coach outlet store
kate spade handbags
adidas gazelle
ugg sale
fitflops shoes
xiaowei 20160422

22 de abril de 2016 às 16:34  
Blogger Carolina said...

Ai gostaria tmb Bessa.carolina@gmail.com

5 de maio de 2016 às 10:10  
Blogger Adriano Macedo said...

Flavia manda pra mim a receita também.email: dirkdigler60@hotmail.com

15 de maio de 2016 às 09:42  
Blogger xumeiqing said...

20160928meiqing
cheap uggs
ugg outlet
pandora jewelry
moncler outlet
valentino
kobe shoes
pandora jewelry outlet
uggs outlet
louboutin shoes
adidas superstar

28 de setembro de 2016 às 16:07  
Blogger raybanoutlet001 said...

michael kors uk show
skechers outlet seriously
arizona cardinals jerseys back
nike free 5 Five
michael kors outlet your
michael kors handbags your
gucci sito ufficiale on
basketball shoes kids!
cheap jordans why
under armour shoes back

30 de novembro de 2016 às 18:42  
Blogger Unknown said...

Oi também gostaria muito da receita de macarrons
Por Favor: adm.gracioneide@gmail.com

8 de dezembro de 2016 às 13:31  
Blogger chenmeinv0 said...

ray ban sunglasses outlet
vibram shoes
nike air force one
oakley outlet
coach outlet
christian louboutin shoes
michael kors
fitflops sale
coach outlet online
michael kors handbags
2017.4.29xukaimin

28 de abril de 2017 às 22:10  
Blogger xiaozhengsen said...

2017-6-11 xiaozheng6666
mulberry uk
nike outlet
mbt shoes outlet
oakley sunglasses
cheap mlb jerseys
coach outlet store online
cheap ray ban sunglasses
ralph lauren polo
canada goose
fred perry shirts

11 de junho de 2017 às 16:57  
Blogger jeje said...

Le swoosh Nike réel à travers l'aspect est en fait extrêmement exceptionnel, asics gel lyte 3 homme asos la semelle intercalaire réelle désigné avec dispositif de l'atmosphère notable est en réalité extrêmement rembourrage. Le Nike Air Max Pure Game est une autre chaussure de basket dans laquelle vous pouvez investir et ne pas avoir à vider votre compte bancaire en le faisant. C'est au cours de ses voyages qu'il a reconnu la nécessité d'offrir un chapeau pratique aux hommes qui ont vécu et combattu en Occident. En fait, de nombreux moments ont déjà asics gel lyte 5 atomic blue été vus que les célébrités, les athlètes et les artistes de musique nouvelle bien connus utilisent des chaussures Jordan Fusion. En conséquence, les personnes peuvent réparer leurs composants domestiques avec beaucoup moins de problèmes en utilisant cette colle. et Yue Yuen Industrial (Holdings) Ltd., le plus grand fabricant de chaussures de sport et de loisirs de marque, qui produit des OEM pour de asics kayano 21 pas cher grandes marques internationales telles que Nike, adidas, Reebok, etc.

10 de agosto de 2018 às 18:42  

Postar um comentário

<< Home